sábado, 26 de fevereiro de 2011

Distância Focal no Kerkythea

O que é profundidade de campo na fotografia?
Sem dúvida que a profundidade de campo é um dos controlos mais importantes na fotografia, e é essencial que compreenda a maneira como ela funciona, para que possa manipulá-la da melhor maneira possível, de acordo com as suas necessidades.
profundidade de campo é a gama de distâncias em torno do plano focal na qual há nitidez aceitável e pode ser usada para disfarçar ou suavizar objectos dentro do enquadramento. Os fotógrafos normalmente procuram maximizar a profundidade de campos, tornando assim a imagem bastante nítida parecendo por vezes cenas ao vivo, mas existem muitas razões em que a profundidade de campo é minimizada de propósito para obter uma pequena parte da imagem focada, de forma a ficar o resto da imagem irreconhecível.
Todos os elementos fora da área de nitidez, entre a lente da câmara e o fundo, ficarão em maior ou menor grau desfocados, isto porque uma objectiva só consegue focar com precisão uma distância de cada vez.
dof Profundidade de campo, em Inglês DOF
Reparem que as fotos em cima têm um recorte onde o fotógrafo mostra com maior detalhe o objecto focado (3 de Espadas), na imagem da esquerda percebesse que as cartas em redor já começam a ficar  desfocadas, mesmo estando apenas a 5cm.

Factores que influenciam a profundidade de campo

Apesar do tamanho de impressão e a distância de visualização serem factores importantes, a abertura e adistância focal são dois elementos chave na determinação da profundidade de campo.
Quanto maior for a abertura (números F menores), a distância focal (“zoom”) e a proximidade do objecto, menor é a profundidade de campo.
profundidade de campo 50cm Profundidade de campo, em Inglês DOF
Todas as imagens em cima são da autoria do fotógrafo Eduardo Guilhon

Exemplos de profundidade de campo ou DOF

Just%20because Profundidade de campo, em Inglês DOF
Utilizando uma abertura f/11 com uma distância focal de 300 mm o fotografo suavizou o fundo dando total nitidez à flor.
Imagem de Pedro Gomes
Post%20Matters Profundidade de campo, em Inglês DOF
Esta foto tirada num desafio pessoal de fotografar landscapes (paisagens) com uma lente 50mm f1.8. Geralmente esta lente é utilizada para trabalhos de moda, retratos e em estúdio muito mais que em paisagens.
Assim que vi aquele poste de rara plasticidade em seus tons vermelhos numa paisagem repleta de outras cores interessantes, resolvi recorta-lo como assunto principal, deixando as cores comporem um fundo ao invés de objectos bem definidos. Assim utilizei uma abertura de f/4 que me deu esta capacidade em função da pequena distância que me separava do objecto.
Imagem de Marcos Bonfim
dof mesa Profundidade de campo, em Inglês DOF
A mesa tinha muitos objetos então resolvi focar nos objetos em primeiro plano. Utilizei lente 55mm e abertura f 1.2. Eu não tinha tripé, estava segurando a câmera na mão e depois de apertar o obturador permaneci o mais imóvel possível para evitar foto desfocada já que velocidade foi muito baixa.  Fonte de informação: Fotografia DG
Como funciona no Kerkythea?
O Kerkythea oferece recursos para se manipular a distância focal, ela é controlada através da tela abaixo:

Para começar a utilizar este recurso sugiro a lente f-number "1.4" foi a que alcancei os melhores resultados. 
O "Focus Distance" deve ser manipulado a partir do 1, em desenho no Sketchup você irá observar que 1 significa a distância de um metro de imagem "limpa", a partir de um metro existe distorção da imagem pois ela está fora do foco principal. Na postagem anterior do blog temos uma bola de futebol que poderia estar a 1 metro da lente, tudo que esta atrás da bola esta fora do foco principal. Não é difícil imaginar que este controle pode ser modificado ao numero de metros que gostaria na sua imagem, aumente para 2, 3 e assim por diante enquanto testa este recurso. 
O "Lens Sample" altera a intensidade do borrado nas partes não focadas. Se você aumentar este numero estará também melhorando o resultado final de seu render, porém conseqüentemente estará aumentado o tempo de processamento. 
O "F - Number" define o borrado da imagem que está fora do foco, números menores deixam a imagem mais borrada, e numero maiores deixam a imagem "mais limpa". Por definição o Kerkythea utiliza o "Pinhole" que é uma a ausência de lente deixando toda a imagem nítida
O "Focal length" quanto menos este numero maior o campo de visão, o contrario quanto maior o numero menos o compo de visão. * Pelos foruns achei que em torno de 55mm é a "lente" do olho humano.  
Referências para estudo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário