Qual computador Comprar para 3D e Render ???

Em 13/03/2017 Por: Maurício Camargo.

- Atualizado em 13/03/2017





- Atualizado em 13/03/2017



É natural que as pessoas tenham muita dúvida ao pensarem em adquirir um computador novo principalmente se o objetivo for trabalhar com 3D e Renderização e geralmente vêm as seguinte dúvidas:

- Pc de mesa (Desktop) ou Notebook ?

- Qual a configuração adequada ?

- Quanto gastarei para ter um computador o qual eu possa trabalhar com 3D sem travamentos ou lentidão?

- Pc Windows ou Mac ? 

Todos sabem que sou sempre bem direto nos assuntos que abordo, pois, sei que é chato ficar lendo textos grandes na tela do computador, mas neste assunto acho importante ser um pouco mais específico e lhe garanto que você vai se sentir mais seguro para adquirir seu computador e vai gostar do conhecimento que irá adquirir ao fim da matéria.

   É importante eu ressaltar que quando iniciei em Renderização eu tinha um Pentium 100 de 1 gb de memória ram com uma plaquinha de vídeo de 128 mb de memória Ram e comecei trabalhando com o Sketchup, depois de testar todos os renderizadores para Sketchup me identifiquei com o Kerkythea, Renderizador usado por mim até hoje, pela praticidade a qual ele me proporcionava gerar um render de qualidade e neste Pentium 100 eu comecei a estudar e fui evoluindo, e com honestidade, profissionalismo e pontualidade, pois, não adianta nada você saber renderizar e não se comportar como um profissional, então fui conquistando clientes e em 2008 adquiri um Quad Core fui captando ainda mais clientes, hoje a equipe cresceu e atualmente trabalhamos com 4 máquinas i7 e dois notebooks i5, sendo duas máquinas pra modelar, duas exclusivamente para renderizar.. e os dois notebooks para locomoções, apresentação de trabalhos em reuniões e viagens.

Se em 2007 eu ficasse esperando ter um Computador Top de Linha  para iniciar meus estudos, eu estaria parado no tempo até hoje, então o ideal é você iniciar seus estudos com o equipamento que você tem, desde que ele mesmo aos trancos e barrancos no mínimo rode os programas que você quer usar, daí depois você adquire um melhor de acordo com as suas conquistas que certamente serão realizadas se você primeiramente gostar do que faz e depois ser honesto, pontual, acessível e passar segurança para seus clientes, eles vão te recomendar, pois, o ser humano tem a necessidade de compartilhar algo que o deixa feliz e satisfeito.

Antes de você escolher o equipamento adequado à sua necessidade de trabalho é importante que você entenda de uma forma bem simplificada a importância de cada componente e onde cada um influencia na prática o processo de trabalho de modelagem e renderização. Os mais importantes são o Processador, Placa de vídeo, Memória Ram e HD, claro que a qualidade dos outros componentes também influencia, mas os mais importantes são estes 4 componentes.

Processador e Placa de Vídeo: São os Componentes mais exigidos no Processo de modelagem e renderização. Na modelagem 3D (Sketchup) a placa de vídeo é bastante exigida sendo auxiliada pelos cálculos do processador e na Renderização é o contrário, o processador é mais exigido que a placa de vídeo para gerar a imagem renderizada, mas enquanto estamos editando os materiais para renderizar, a placa de vídeo é bastante exigida,então é importante você dar uma atenção especial a estes dois componentes. Resumindo .. um bom computador para trabalhar com 3D é essencial que tenha um bom processador e uma boa placa de vídeo.

HD e Memóra Ram: Tentando explicar de uma forma mais didática, é como se o computador fosse uma grande Biblioteca sendo o HD as prateleiras desta biblioteca onde nós Armazenamos os livros e a Memória Ram seria  a mesa onde nós ficamos e lemos estes livros e quanto maior for a mesa, mais livros poderão ser lidos ao mesmo tempo e mais informações seriam acessadas pelos leitores.. Sendo assim, quanto maior for o HD, mais informações (imagens, vídeos, Textos etc.) eu posso armazenar, e quanto maior for a Memória Ram, mais dados eu posso acessar ao mesmo tempo. Se você tiver condições de investir um pouco mais, invista em um HD SSD, que tem a leitura dos dados trabalhadas de forma mais rápida o que torna a inicialização do seu computador muito mais rápida, assim como a abertura dos programas.

PC de Mesa ou Notebook, Qual o mais indicado? Atualmente especialistas dizem que Não há diferença entre um Desktop e um Notebook com as mesmas especificações, mas por experiência de anos trabalhando com 3D e Render lidando com diversos tipos de equipamento, dando aulas em Diversos lugares com variedades grandes de equipamento constatei que os Pcs de mesa suportam muito mais o tranco de grandes trabalhos, nos permitem também renderizar em maiores resoluções, então eu recomendo os Desktops para Trabalhar com 3D e Render, só recomendo a compra do notebook se a pessoa realmente não tiver nenhum espaço para colocar o pc de mesa para trabalhar. 

Se você precisa ficar se locomovendo com seu computador, o ideal é que vc tenha os dois (Desktop e Notebook), caso você não possa ter os dois, eu não recomendo a substituição do Desktop pelo notebook.

Mac ou Windows ? Os Macs tem uma grande tradição em Design Gráfico e Edição de vídeo, mas para Arquitetura, Engenharia e Design de Interiores, há pouco investimento e pouco aparato das empresas para a plataforma do Mac, quem usa Mac em 3D para Arquitetura fica se sentindo meio peixe fora d'água.

Com a chegada do Windows 7, essa superioridade do sistema operacional da Apple acabou virando mito, pois, hoje o Windows 7, 8 e 10 são muito estáveis e excelentes para trabalhar sem travamentos ou lentidões. Devo ressaltar que não estou colocando defeito no computador da Apple, a qualidade de seus componentes é indiscutível, o que estou colocando em questão é qual seria o melhor sistema operacional para trabalhar com softwares de 3D para Arquitetura.

Qual a Configuração Adequada para trabalhar com 3D e Render ?

Configuração Recomendada para quem vai Adquirir um computador hoje (Janeiro de 2017):

Processador: Intel i7 nova geração;

Placa de vídeo a partir de 2 GB de memória;

Memória Ram a partir de 8 GB;

HD a partir de 1 TB; se possível que seja HD SSD;

Sistema Operacional: Windows 8.1 64 bits ou Windows 10 64 bits

Valor médio de um computador nesta configuração: R$ 5.000,00 a R$ 6.000,00 ((Cinco a Seis Mil Reais).
No link abaixo tem várias configurações de computadores as quais você pode tomar como referência para adquirir o seu conforme o capital que você tem para investir e quanto maior for o investimento, mais rapidez e conforto você terá e mais tempo vai demorar até que você precise trocar seu equipamento.

Pra quem quer realmente investir em Notebook, recomendo os com placa de video da linha Dell e também os da marca Avell que é uma linha de notebooks de alto desempenho.

Obs. Esta não é uma matéria patrocinada pelo site abaixo e eu nunca comprei neste site, é apenas um site famoso que possui diversas configurações as quais podemos tomar como referência.


Referência de Configuração e Preços de Desktops: 

http://www.x5computadores.com.br/



Em Março de 2017: por Maurício Camargo.


- Atualizado em 13/03/2017



.

Comentários

  1. Muito didático seu artigo, obrigado, particularmente irá me ajudar bastante, tenho que trocar o meu notebook, não está aguentando o tranco do 3D e renderização, já venho pesquisando há um bom tempo, seu artigo foi de grande valia.

    ResponderExcluir
  2. olha esse post abriu meus olhos muito obrigado!.
    a parte do "Se em 2007 eu ficasse esperando ter um Computador Top de Linha para iniciar meus estudos, eu estaria parado no tempo até hoje".
    hora de estudar

    ResponderExcluir
  3. Maurício você é um excelente professor! Seus trabalhos são perfeitos também. Parabéns e obrigado por sempre responder meus e-mails com dúvidas e tudo mais. Abs e sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos pelos comentários e pelo carinho. qualquer dúvida estamos à disposição no email cursosmauriciocamargo@gmail.com

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ola... Eu comprei um Dell inspiron 5537 1tb, core i7, placa dedicada, porém ele é ABSURDAMENTE LENTO. Para renderizar uma imagem em resolução baixa no kerkythea, ele demora dias. Muito mais do que num computador inferior no curso onde fiz. O que será que acontece? Ja tentei fuçar tudo e nao consigo descobrir uma solução. Até para usar o sketchup, na hora de girar uma imagem ele trava. Não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Cláudia,
    Tem pessoas que ainda renderizam em Dual core (2 Threads) e ainda assim renderizam relativamente rápido, então não é normal em um i7 com placa de vídeo acontecer isso que vc está relatando, sendo assim exsitem duas possibilidades, ou seu equipamento está com problema ou você não está fazendo as configurações corretamente no programa e por isso que no curso não damos suporte para arquivos pessoais antes do aluno fazer todo o curso completo, pois existem diversos tipos de ambientes os quais precisam ser configurados corretamente e quando não se tem um domínio completo do programa, configurações de materiais ou luzes feitas de maneira incorreta podem travar uma renderização mesmo em computadores top de linha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas