segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Modelagem Garrafa de Dreher (Maurício Camargo).

Olá Kerkytomaníacos!

Como sempre digo que uma boa renderização é fruto de uma boa modelagem, hoje venho postar alguns passos do processo de modelagem de uma garrafa a qual modelei totalmente no sketchup e nesta modelagem não foi necessário o uso de nenhum plugin. O objetivo é que estes passos sirva de refeência para quem deseja fazer modelos mais detalhados e também pra quem ainda duvida do potencial do sketchup.



Cobrindo com linhas e arcos para captar o traço em 3d


Levantando o modelo em 3d para aplicar o Follow-me



Resultado após a aplicação da Ferramenta Follow-me



Texturização do Modelo



Renderização com o Kerkythea



No Curso Completo de Sketchup Pro eu ensino em vídeo na íntegra como fazer essa garrafa assim como muitos outros macetes adquiridos em anos de experiência com o Sketchup.


Curso Completo de Sketchup Pro: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR



Por: Maurício Camargo


.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sobre o KT 2008 e o KT 2011.


Hoje a comunidade do kerkythea no Brasil aumentou muito, assim como quantidade de imagens geradas de qualidade pelos usuários do programa no Brasil que também só vem aumentando muito e hoje somos a comunidade com maior número de materiais disponíveis para estudo, materias gratuitos onde o usuário tem todo um amparato correto para iniciar e materiais pagos que é o caso do meu curso em dvd e o curso presencial no Instituto Bramante aqui no RJ. Temos um blog fantástico que é o Kerkythea Dicas e Truques que seria uma espécie de caixa de dicas gratuitas para todos e também as dicas, compartilhamento de imagens e informações no fórum Sketchup Brasil e nas comunidades do orkut . E toda essa quantidade de material aliada à praticidade, rapidez e qualidade do programa fez com que hoje o Kerkythea seja um renderizador respeitado no mercado profissional.
No entanto junto com o crescimento do número de usuários é natural também haver um crescimento no número de questões , que muitas vezes pra quem está iniciando e até para usuários avançados ainda ficam um pouco vagas com relação ao programa e a empresa que o criou. E devido à grande quantidade de emails que recebo todos os dias eu tive a oportunidade de perceber quais são as principais dúvidas que cercam o uso do programa atualmente e com base nessa minha observação venho esclarecer questões muito importantes.
1 - O kerkythe é realmente gratuito? O que a empresa ganha com isso?
O kerkythea é totalmente gratuito assim como o Blender que é um dos melhores programas 3d do mundo, a empresa ganha através de doações, que é uma cultura que não funciona muito aqui no Brasil mas lá fora funciona muito bem.
2- O kerkythea 64 Bits é bom? O que mudou em relação ao primeiro?
O kerkythea 64 Bits Echo Boost é direcionado para a plataforma 64 bits que é a plataforma atual, pois a plataforma 32 bits já é obsoleta e não aproveita todos os recursos de uma máquina top, então tendo um programa em 64 bits vc ganha muito desempenho fazendo com o que o programa funcione muito mais rápido. Então não adianta nada um usuário que tem Win 7 32 bits instalar o KT 64 bits, vai continuar a mesma coisa, então o programa só é recomendado para quem tem Win 7 64 bits. 

3- Porquê a mesma empresa tem o Kerkythea, o Twilight Render e o Thea Render e qual a diferença entre um e o outro?
Imagine se Sony vendesse apenas um modelo de som, se a Fiat vendesse apenas um modelo de carro...isso limitaria seus compradores a seguirem sempre o mesmo padrão e apesar de não ser comum, a Solid Iris, empresa do Grego Ioannis Pantazopoullos que criou o Kerkythea, colocou no mercado 3 tipos de renderizadores com o mesmo princípio de macanismo, porém são renderizadores com características diferentes mas com muitas coisas em comum e agora vamos falar um pouco sobre estes outros dois.
Twilight Render - Renderizador pago, é o único programa atualmente capaz de Renderizar Objetos Animados dentro do Sketchup, é o único capaz de renderizar as animações geradas no Sketchphysics, com uma licença muito barata ( 50 dólares ) e é um programa extremamente prático , simples, que gera imagens de qualidade, não precisa exportar o arquivo do sketchup, pois ele funciona dentro do sketchup de forma bem intuitiva e foi criado para aqueles usuários que focam mais em animação dentro do sketchup e também querem um render básico de arquitetura com qualidade sem sair do Sketchup.
Thea Render - Renderizador pago, com a interface bem parecida com a do kerkythea porém com ferramentas a mais, uma delas é o displacement map e a possibilidade de configurar para fazer renderizações com objetos animados dentro dele. Ele também tem muito mais opções de configurações avançadas de materiais e tem os motores imparciais, como exemplo o MLTainda mais rápidos que o do KT....Então porquê o Kerkythea é mais famoso que ele? Porque junto com o aumento de ferramentas vem o aumento da complexidade em configurar e o resultado final é bem parecido com o do Kerkythea, então todo mundo, inclusive eu, prefiro o KT, mas para o profissional que quer acesso à ferramentas mais avançadas tem a opção de pagar e ter o Thea.
Resumindo: O Twilight é o Microondas, o Kerkythea o Fogão de 6 bocas e o Thea Render o Fogão Industrial.
4- O que podemos esperar para o futuro com relação ao Kerkythea?
O Kerkythea é muito lucrativo para a Solid Iris através das doações e ele também divulga os outros programas da empresa, então a empresa está sempre investindo no programa. Muita gente diz que programa foi criado em 2008 mas só teve atualização 3 anos depois , mas quem usa o programa desde 2008 sabe que isso não é verdade, pois, desde esta época de 6 em 6 meses eles sempre atualizaram o exportador, ou seja, a engine era de 2008 mas o programa teve atualizações importantes de 6 em 6 meses e sempre trazendo melhorias muito significativas e hoje temos um processo de exportação extremamente rápido e com a possibilidade de inserir lâmpadas IES pelo Sketchup. Hoje podemos mesclar em um mesmo projeto modelos do Sketchup com modelos de 3d Max e de Blender diretamente no programa e agora com a versão 64 bits o Kerkythea já está muito a frente de muitos outros programas e o fato do Kerkythea rodar fora do Sketchup é uma grande vantagem pq isso possibilita ele trabalhar solto e de forma independente fazendo as renderizações de forma muito rápida, o que o faz ser o renderizador de qualidade mais rápido da atualidade.

Por: Maurício Camargo