quinta-feira, 18 de março de 2010

Esclarecendo Dúvidas


Qual o Futuro do Kerkythea?

Com o lançamento do Thea Render muitas especulações vieram à tona sobre o futuro do Kerkythea, até mesmo surgiram especulações que talvez este fosse o seu fim, pois um programa que não conta com atualizações não pode prosseguir em frente.

Entre tantas perguntas gostaria apenas de esclarecer aos usuários do programa que este não é o fim do Kerkythea, o que está acontecendo é que muitos de seus idealizadores voltaram seu foco para um novo programa chamado Thea Render, que é um renderizador pago.

Segue na íntegra uma conversa retirada do forum do KT com Ionnis Pantazopulos, criador do Kerkythea e do Thea Render.


"Foi um longo ano de trabalho duro e muitos adiantamentos. Algumas pessoas têm percebido um atraso nas atualizações do Kerkythea e de fato havia uma razão. Nosso foco principal foi deslocado para a criação de um novo processador, entrando na área comercial. O nome do novo processador é - para simplificar - o mesmo que o mecanismo comercial que segue atrás do Kerkythea.

Então, o que se passa com Thea Render? Nós acreditamos que ele pertence a uma classe diferente em relação à qualidade, versatilidade e facilidade de uso. Trata-se de um processador novo que incorpora as características da arte com muito trabalho e investigação por trás dele.

Mais e o Kerkythea? Nós certamente não abandonaremos Kerkythea, o nosso "render" camarada. O mais provável, porém, a mudança de prioridades terá um impacto para as próximas atualizações, atrasando mais. Por outro lado, algumas questões relacionadas ao Kerkythea serão melhoradas, nomeadamente a integração com modeladores (uma vez que os exportadores podem ser reutilizados). E, claro, haverá algumas características há muito tempo prometidas, que agora fazem o seu aparecimento em Thea Render, mas também estarão disponíveis em uma edição próxima do Kerkythea.

Além disso, gostaríamos de recompensar as pessoas que contribuíram para o Kerkythea com uma ou outra forma (empenho, doações, trabalho duro) como um mínimo sinal da nossa gratidão e pedir a sua compreensão para a mudança de prioridades.

Francamente, foi difícil para mim, assim como tomar essa decisão. Eu sei que um monte de fãs Kerkythea estão momentaneamente desapontados. No entanto, foi ficando extremamente difícil atualizar o Kerkythea sem ganhar nada.

Posso entender o sentimento. Embora, vamos fazer o nosso melhor para manter o Kerkythea em forma com as futuras atualizações. E esperemos que a comunidade continue a prosperar, porque o Kerkythea como disse, é mais que um processador.

Apenas para ser mais sólido (e menos sentimental) e para evitar qualquer mal-entendidos, tenho de repetir aqui que Kerkythea
obterá atualizações importantes, e não será abandonado. Simplesmente vou trabalhando em paralelo para um representante comercial, isto não é o fim do Kerkythea!

Não vamos decepcioná-los."

Fonte: Forum do KT (Site Oficial)


quarta-feira, 17 de março de 2010

Até Onde Vou Com Meu KT?

Até onde eu posso ir com meu KT? Esta pergunta tem estado na cabeça de vários usuários do programa pelo pais a fora, mantendo consigo a dúvida se optou por o render correto ou não. Será que o KT pode me devolver tudo aquilo que espero de meus projetos, será que ele tem a qualidade de seus arquirrivais, pergunta que não quer calar.

Porem na verdade esta não deveria ser a pergunta feita no final de um render fora do esperado, de um projeto não tão bem acabado, fora daquilo que desejamos apresentar a comunidade e principalmente ao cliente. Creio que o programa de renderização não deveria ficar sempre com a culpa, principalmente porque existem outras perguntas por trás desta muito mais importantes e relevantes como por exemplo: Onde errei, cuidei mesmo dos detalhes do meu projeto como textura, modelagem dos componentes, iluminação? Quanto tempo gastei, será que gastei o tempo que um bom projeto necessita? No final vamos perceber que a culpa não é do renderizador mais sim destes fatores.

Para “subir um nível” em nosso trabalho temos que ter paciência na hora de escolher os blocos que vão compor a cena, calma na hora de encontrar a melhor textura, tentativas de iluminação fazem parte sem dúvida e as vezes custam um bom tempo.

Portanto, como diz nosso amigo e Prof. Maurício Camargo, um bom render é fruto de uma boa modelagem.


Escolhi algumas imagens hoje para apresentar um projeto onde uma boa modelagem fez um bom render.


Observem o detalhe da freada da roda modelada como textura e aplicada ao piso.

Imagem final de render depois de uma excelente modelagem.



Imagens muito boas que esperamos logo ver em grau e qualidade aos montes na nossa comunidade.

Imagens pertencentes a "alvydas" do site oficial do KT.

Abraços.

domingo, 14 de março de 2010

Atualização Novo Plugin 3.15

Apesar de não ter sido anunciada no site oficial do Kerkythea já está disponível a nova versão do Plugin Exportador do Sketchup, a versão do 3.1 foi atualizada para versão 3.15, não pelo Dono do KT, que hoje está dando prioridade ao Thea Render, mas sim pelo pessoal KT Team, liderado pelo Designer Tomas Z., um dos braços direitos de Ioannis (Criador do KT).

Esta nova versão veio para corrigir um erro que eu tinha relatado no post anterior e também trouxe uma novidade:

O erro era com relação à escala das projeções UVS que ia diferente da projeção inicial tendo q ser ajustada no Bitmap Coordinates, agora não precisam mais, pois, vão de forma correta.

A novidade é que agora se o usuário errar ao nomear o arquivo com caracteres que não são típicos da língua inglesa, ou seja, acentos cedilhas etc.. abrirá uma janela de aviso impedindo o usuário de errar, coisa que antes não acontecia e muita gente exportava errado e ao abrir o arquivo via que o ambiente estava cheio de erros e nem desconfiava o que era, e agora não acontecerá mais.

Todas estas informações recebi nos fóruns internos do KT Team e estou disponibilizando o arquivo para Download diretamente do meu site http://www.ideal3d.com.br/arquivoskt.html e na mesma página o usuário encontra muitos outros arquivos gratuitamente para dowload direto.

sábado, 13 de março de 2010

Renderização em Metropolis Light Transport

Venho compartilhar esta renderização onde usei o motor 19 - Metropolis Light Transport. Nesta cena usei lâmpadas IES, e material de aulo luminância no forro.
Com relação às sombras, as Soft Shadows estão Ativadas e o fundo é HDRI de globals do próprio KT para uma melhor iluminação, que posteriormente substituí a imagem de fundo no Photoshop e coloquei o fundo que eu queria.
Vale ressaltar que só tem Photoshop no fundo da imagem, o resto é tudo Render.

Clique na imagem para ampliá-la.



clique na imagem para ampliá-la.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Erro no Novo Plugin?



Entramos em uma discussão muito interessante sobre este novo plugin para exportar para o Kerkythea (versão 3.1), a pergunta é: Apresenta problemas ou não? Minha experiência de usuário tem mostrado diversos acontecimentos que antes não ocorriam, e um exemplo é uma imagem externa de uma loja que estou produzindo, este desenho contem em sua fachada um outdoor para divulgação de produtos e um grande gramado. Na hora de exportar todas as texturas foram perfeitamente porém a imagem do outdoor sumiu e o gramado ficou com a grama com um tamanho muito diferente do que eu tinha editado no Sketchup. O problema do outdoor eu resolvi, problema de face invertida, porém a grama acredito que seja do Plugin, será? Enquanto a gente não mata a charada aqui vai como resolver este problema quando sua textura desconfigura o tamanho por “culpa do novo plugin”.



quinta-feira, 11 de março de 2010

Receba Atualizações por email.

Agora você que quer sempre ficar atualizado em sintonia com o blog e com tudo sobre Kerkythea e Sketchup, pode cadastrar seu e-mail na barra lateral no campo "Atualização por e-mail" e toda vez que postarmos algo novo, você será informado.
Não perca tempo e cadastre seu email!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Biblioteca de Materiais Completíssima!

Todos nós sabemos da dificuldade de encontrar materiais de qualidade na internet, na dificuldade de encontrar blocos de qualidade na 3d warehouse, e no tempo que perdemos e muitas vezes para não ter o material esperado. E foi pensando na dificuldade que tive um dia, que criei uma Biblioteca de Materiais completa com tudo que um Arquiteto ou Design pode precisar para uma apresentação de qualidade. E agora vocês podem comprar tudo que vocês precisam por um preço totalmente acessível a todos.


- São 3.800 blocos de Sketchup separados por categorias com muitos blocos exclusivos com total detalhamento.
-1.134 imagens de pessoas e vegetações para photoshop, todas recortadas com recortes detalhados, prontas para serem usadas (alta definição, material de excelente qualidade).


-1.100 blocos para Corel e Photoshop plantas humanizadas, todos separados em categorias (blocos de alta qualidade e definição).


- 3.464 Texturas todas separadas por categorias (Pisos, madeiras, área externa, pastilhas..etc.). Todas as texturas que um profissional pode usar tanto em 3d, quanto para Humanizadas.


Para saber mais sobre a Completíssima Biblioteca de materiais acesse: http://www.ideal3d.com.br/bibliotecas.html


Lá vocês encontrarão todos os detalhes sobre cada biblioteca, inclusive amostras para download para conferir toda a qualidade do material disponibilizado.
Imagens da Biblioteca de Blocos de Sketchup

Executável Antigo disponível.

Temos recebido muitas reclamações com relação a bugs no KT, e são bugs que não aconteciam, muitos usuários acham que o executável que se encontra disponível atualmente no site está com algum problema, pois, muitos testaram os mesmos arquivos em outras máquinas que têm o KT instalado há um certo tempo e funcionou perfeitamente. Por isso disponibilizei um executável que baixei em setembro do ano passado, e na minha máquina nunca deu erro.

Segue o link da página com o arquivo para instalar o programa e vários outros arquivos:

http://www.ideal3d.com.br/arquivoskt.html

terça-feira, 9 de março de 2010

2 MIL ACESSOS EM 2 MESES

Estou muito feliz com o numero de acessos neste blog do Kerkythea. Desde que instalei o novo contador de visitas que agora fica no canto inferior do blog na aba direita ele já registrou mais de duas mil visitas em menos de dois meses. Isto significa que o numero de usuários do Kerkythea é bastante grande. Daqui um tempo prentendo fazer uma manutenção no blog, retirar alguns conteúdos e reformular outros.
Gosto de pensar que as pessoas e até mesmo eu posso utilizar o blog para tirar as dúvidas mais simples, como podem ver o blog sempre trás dicas simples, tem muitas dicas para quem está iniciando no programa.
Um grande exemplo do numero de acessos está nas bibliotecas de materiais que disponibilizei a um mês atrás, para você que não acompanha o blog, são as próprias bibliotecas que se encontram no site do KT, porém estão todas juntas e agrupadas sem que você necessite baixar uma por uma, estas bibliotecas já foram baixadas mais de 200 vezes no megaoupload em menos de um mês.
Fico feliz que estejam acessando, e espero poder melhorar ainda mais o blog para vocês.