sábado, 27 de junho de 2009

Tutorial grama do Kerkythea


Tutorial de grama no Kt
Este tutorial utiliza a grama da biblioteca do kerkythea, no próximo vc cria a grama através de configurações no SK e no KT, a grama da biblioteca da uma realidade muito boa.

Tuto básico da grama do kt.
- baixar grass models no site do kt
- utilizei a cena q postei
- insert model grass 1, 3 x 3
- posicione no local desejado





- selecione-a e abra em tools o instance brush
- click no primeiro espaço para adicionar a grama
- selecione a superficie q você qer colocar a grama
- click no segundo espaço ( canvas )para adicionar a supeficie


obs no primeiro fica sempre a grama que você quer usar em canvas fica sempre a superficie que você quer que fique gramada - selecione grid e coloque 1, 1 e 1 ( para manter alinhada as gramas ) - selecione distance e coloque 0.05 ( distancia entre as gramas ) - selecione population e coloque 100 ( quantidade de copias )
- confirme o quadro que aparece e click em brush ( use a image vista de cima ) - posicione as copias na posição certa - utilize eraser para apagar se necessario
- utilize uma configuração baixa para ver o resultado - qto mais perto uma da outra melhor - procure não sobrepor uma nas outras - utilize o tamanhos menores qdo necessario

Tutorial Kerkythea

Para baixar o tutorial do Kerkythea em português é só acessar o link abaixo e baixar direto do site oficial:

http://kerkythea.info/index.php?option=com_remository&Itemid=82&func=fileinfo&id=32

Iniciando com o Kerkythea

Como todos sabem, o sketchup é um ótimo programa para modelagem 3D, sobretudo arquitetônica. Mas quando se fala em renderzisação o mesmo deixa muito a desejar, não sendo capaz de gerar imagens foto-realistas. Para solucionar este problema, existem alguns programas que agem em conjunto com o sketchUp. Dentre eles uma boa opção seria o kerkythea, por ser gratuito e fácil de configuração e uso.

Neste tutorial usaremos a versão Kerkythea 2008.

O primeiro passo é baixar o programa, a traves deste link: http://www.kerkythea.net/joomla/index.php?option=com_remository&Itemid=42&func=select&id=2

Depois de instalar o programa, você deve baixar um outro aplicativo que vai exportar o arquivo do sketchUp. Para isso baixe o arquivo “SU2KT 3.0 SketchUp Exporter & Lighting Fixtures (Windows Installer)”, o primeiro da lista que aparece neste link: http://www.kerkythea.net/joomla/index.php?option=com_remository&Itemid=42&func=select&id=7

Obs.: o SU2KT deve ser instalado na mesma pasta onde o sketchup está instalado.

Ok. Uma vez instalado estes dois aplicativos, é hora de colocar a mão na massa. Pegue um arquivo qualquer que você tenha feito no sketchup.

Antes de exportar o arquivo, selecione o material que você aplicou ao vidro, e altera a nomenclatura do mesmo, colocando antes do nome “TG_”. Isso vai garantir que o kerkythea interprete este material como vidro.

Neste exemplo o material é “Blue Glass”, e será alterado para “TG_Blue Glass”.

Agora clique em “pluguins”; “kerkythea exporter”; “export model”. Neste ponto do processo, é recomendável que se crie uma pasta para que o programa armazene os arquivos que você exportará.

Agora abra o programa em clique para abrir um arquivo, e selecione o arquivo que você criou.

Em “settings” “sun and sky”, você poderá colocar informações relativas a coordenadas geográficas e horário de insolação para que a renderização fique mais fiel a realidade. Na aba “skip” selecione “physical sky” e clique em finalizar.

E quando for renderizar coloque a seguinte configuração:

Depois de alguns minutos temos a cena pronta, é só clicar na imagem ao lado do ícone de renderização, para visualizar o resultado.

Para maiores informações consulte o site do programa, lá você pode também fazer download de tutorais.


Informações da página:

http://folhaazero.wordpress.com

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Plano Infinito no Kerkythea

Plano infinito

Outra dica importante que posso oferecer é a colocação de um plano infinito abaixo do objeto a ser renderizado. Quando não se faz isso, o mesmo fica sem sobra projetada, e com tons rosados, em virtude do “phisycal sky” que usamos na renderização.

Para resolver esse problema, você pode inserir um plano infinito abaixo do objeto, através do menu Insert/model/basic primitives/infinite plane.

Por padrão, este plano vem na cor azul, mas você pode mudá-la normalmente como se faz com os outros materiais do projeto (vide artigo anterior sobre o assunto). Clique em “edit material” e mude a cor “diffuse” para a que desejar.

Retirado do Site:

http://folhaazero.wordpress.com

Escala dos Desenhos no Kerkythea

Escala dos desenhos

No kerkythea a escala em que se trabalha é muito importante, uma vez que o programa utiliza física real para fazer os cálculos de iluminação, tanto solar quanto artificial.

Quando fizer um projeto no sktechup, é importante que você desenhe na escala para a qual o programa está configurado. Veja o exemplo ao lado.


Clique em window/model info/units. Lá você terá informações de qual escala o sketchup está configurado para funcionar. Neste nosso exemplo está em “cm”. Ou seja, todas as informações relativas às dimensões dos objetos, deverão ser colocadas em centímetros. Se preferir poderá mudar a escala para metros, mas não esqueça que toda informação deverá ser inserida em metros.

O importante é não desenhar em cm sendo que o sktechup está configurado em metros, e vice versa. Isso causará um cálculo equivocado pelo kerkythea.

A segunda imagem mostra um objeto de aproximadamente 4m por 3m sobre a malha do kerkythea (note que a escala do objeto coincide com a da malha).

Informações retiradas do site abaixo:

http://folhaazero.wordpress.com




quinta-feira, 25 de junho de 2009

Bitmap Coordinates - Kerkythea


Do Blogg do arqpadao:

"Hoje recebi do nosso colaborador e amigo, Designer Charles Bérgamo, um capitulo do seu tutorial sobre Kerkythea, endereçado com exclusividade ao blog arqpadao, abordando o tema Bitmap Cooordinates. O Bitmap Coordenates permite ajustar as texturas que se apresentam distorcidas nos objetos com o aulixilo das opções: UV, CUBIC, SYLINDRICAL OU SPHERICAL. Para ver este capitulo e ou baixa-lo, (arquivo PDF) vá ao endereço: http://arqpadao.4shared.com/"